segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A Chegada

Aqui vão as primeiras e muito devidas já notícias de terras marroquinas.
Ora bem então vamos começar pelo inicio, a chegada.
À chegada, e à lordes, tínhamos um transporte para o hotel, assim daqueles em que o senhor tem uma plaquinha com o nosso nome. Só que, e para não nos esquecermos que estávamos em África, o senhor chegou atrasado e nós já a pensar que tínhamos sido abandonados, mas eventualmente o senhor lá chegou e era uma simpatia.
Mas assim só para termos logo um cheirinho do que é a cultura e a cultura do trânsito em Casablanca, ainda não tínhamos chegado à cidade e vimos uma cena de pancadaria entre um taxista e um homem das obras e que também metia tijolos e policias que tentavam separar e policias que mandavam mais achas para a fogueira. Isto enquanto paravam o transito todo que vinha atrás deles (nós incluídos…ao menos foi uma boa introdução à cidade).
O nosso hotel era porreiro pá!, as pessoas eram simpáticas, o restaurante era bom e tinha um ar limpinho. De cada vez que nos viam os porteiros (que aqui se chamam concierge) entravam numa discussão animada sobre quem era melhor, o Figo ou o Ronaldo, o cliché do costume!!
Ficamos uma semana acampados os três num quarto pequeno ……..espectacular!!!!
Os dias têm sido cansativos, sempre a correr de um lado para o outro a tratar de coisas. Entre compras de telemóveis, de cartões de telemóveis, cartões para carregar os telemóveis (lol), encontrarmo-nos com agentes imobiliários para lhes explicarmos o que queremos, encontros com agentes imobiliários para eles nos mostrarem as casas, levantar quantidades astronómicas de dinheiro para pagar a casa (em dinheiro, à gangster), etc. tudo isto enquanto chove torrencialmente e faz frio numa cidade que não se conhece, não se fala a língua e se fala muito mal a segunda língua e onde o transito é caótico…ora bem…diz que estou cansada!!!!
Agora que já estou instalada a coisa está melhor, já não situações para tratar e já tenho uma casa a serio que me acolhe no fim do dia (oh que frase tão nita!!)
A casa é muito fixe, tem três quartos, cada um com cama de casal (tiramos à sorte e a mim calhou-me a suite, oh yeah!!), duas salas, uma com três sofás, um plasma gigante e, segundo o que eles dizem, um sistema de som espectacular, e outra sala com dois sofás e uma lareira (que desconfio que nunca vamos usar).
O que significa que pode cá dormir muita gente, como sabem estão todos convidados. Estamos a morar na zona fina da cidade (que é onde moram todos os meus colegas e todos os portugueses que conheci ate agora, e ainda são uns quantos), que é aqui:
em que, viva o luxo, até há recolha de lixo, sem bem que na minha rua não há um único caixote do lixo. Mas é mais agradável que o resto da cidade, as avenidas são largas e com palmeiras, tem imensas lojas e restaurantes e mercearias. Está perto de um centro comercial e tem tudo um ar bastante europeu, nesse sentido é um pouco descaracterizado.
O que não podia contrastar mais com a zona onde trabalho que é aqui:
que é no centro mesmo ás portas da Medina, onde as ruas são estreitas e escuras e feias e pejadas de lixo no chão, com imensos vendedores ambulantes, onde há sempre um pedinte, onde está sempre alguém a querer engraxar-nos os sapatos, ou a querer que compremos um relógio ou uns óculos.
Demoro mais ou menos meia hora a pé a chegar ao trabalho e o pessoal aqui vai a pé para todo o lado. Transportes públicos e andar de carro é para loucos!!
No geral a cidade é muito poluída, tem imenso lixo pelas ruas e respira-se gasolina com bastante chumbo! O Por outro lado, acaba por ser uma cidade normalíssima, tem zonas boas e zonas menos aconselháveis. Tem zonas super ocidentais e outras em que só se vêm homens na rua.
Para já ainda vi pouco, porque não tenho tido muito tempo, mas já fui à Medina, que gostei muito (se bem que já me disseram que esta Medina não tem nada a ver com as medinas a serio como as de Fez ou Marrakesh) e já fui à Mesquita Hassan II que é a maior mesquita de África, mas não cheguei a entrar porque era sexta-feira, por isso tenho de lá voltar. Mas no geral é isto a cidade não tem muito mais para ver, é importante porque é um centro comercial e financeiro de muita importância para o continente, mas em termos de turismo é fracota. Também já me consigo orientar mais ou menos bem na cidade. Aqui as avenidas são circulares, ou seja, se nos enganamos e pensamos que viramos na próxima, na realidade não estamos a andar em frente, mas sim a dar a volta à cidade!!!!!
Já fui sair à noite duas vezes. Desengane-se quem pensa que por isto ser África e ser um país islâmico não tem noite. Antes pelo contrário, isto de noite nem parece que estamos na mesma cidade. Discotecas todas finesses onde as bebidas são caríssimas e onde elas andam todas descascadas (e não, não são profissionais)….não faz muito a minha onda, mas pronto.
Desengane-se também quem pensa que em África só há calor. Até agora tem chovido todas as noites (e muitas vezes durante o dia) e de dia estão no máximo uns 16ºC, sendo que nos últimos dias a média tem sido uns 7 ou 8ºC. Não vim, de todo, preparada para isto. Por outro lado, quando o sol abre…queima!
Para quem está preocupado com a crise no Magrebe e com o poder de contagio que este clima de instabilidade te registado na região, acho que podemos todos estar descansados. Segundo o que nos dizem já cá está há mais tempo e percebe da coisa, diz que aqui a malta gosta do rei. Parece que, para padrões africanos até rouba pouco e têm se esforçado para implementar umas medidas anti-corrupção. No outro dia passamos por uma manif, mas pareceu-nos que era a favor do rei……tudo bem!
Até agora a comida tem sido óptima: os tagines, as espetadas e afins é tudo bom e para além disso há imensos restaurantes europeus por isso n vou passar fome e a comida é toda barata. Podemos fazer uma refeição entre os 3 e os 6 euros.
No geral, o choque está a ser muito menor que a na Índia, por isso há menos maluqueira e menos episódios para contar. Para já o maior desafio tem sido mesmo a língua que me dá uma sensação de dependência que não me agrada, mas pronto.
Para primeiro post já esta aqui muita informação, por isso despeço-me.


PS – pra semana vem cá um técnico para tratar do satélite a ver se conseguimos ter a RTP Internacional…….sinto-me uma verdadeira emigrante!!

Sem comentários:

Enviar um comentário